quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Homem Plural.....

Apenas alguns pontos que me chamaram atenção....

Dissertação sobre o Homem Plural e o pressuposto de que toda cultura tem uma lógica própria.

Há muito se observa o interesse do homem observar as relações humanas e através dessa observação traçar parâmetros de conduta para análise das relações humanas. Compreende-se que a partir da antropologia tronou-se possível e mais compreensível entender tudo que acontece nas sociedades, desde as primitivas até as mais atuais, porém o foco desta discussão é a lógica dentro de determinadas culturas que se mostram opostas a cultura presente na maior parte do mundo atualmente.

O homem analisado unicamente a parte de uma cultura pode se mostrar completamente oposto do homem estudado e observado dentro de seu meio social. A partir dessa questão é certo afirmar que cada homem dentro de sua cultura é um homem diferente e deve ser visto sempre a partir de um novo parâmetro e novas dimensões. Pode-se confirmar essa questão através do estudo da atuação humana e sua importância dentro de diferentes culturas, como por exemplo, a cultura árabe, onde se vê a grande importância da religião influenciando na vida cotidiana das pessoas e traçando inclusive os limites de atuação de cada ser humano, sempre levando em consideração as convicções divinas existentes naquela sociedade.

É através desse parâmetro de diferenças culturais e divergências no modo de viver a vida que a antropologia marca seu campo de atuação e analisa as relações humanas, sempre de forma a compreender e reconhecer a humanidade plural citada por Laplantine; Nas diferenças de crenças, principalmente, é onde se pode verificar a existência do homem plural e da sociedade observada. A questão das diferenças aqui, não é só um parâmetro a ser analisado pela antropologia, é também a perfeição de que todos os seres humanos são diferentes e dessa forma tem diferentes formas de agir, trazendo então a necessidade do estudo da antropologia, porque nessa ciência pode estar às respostas para outra sociedade, onde talvez não seja necessário se preocupar tanto com a violência.

É necessário ressaltar que as diferenças dos homens não estão arraigadas apenas na questão da diferença religiosa, mas também nos diferentes comportamentos, nas diferentes escolhas, condutas e cultura onde cada um pôde estabelecer seu vínculo com a sociedade e partir daí criar um novo parâmetro e uma nova conduta a ser analisada. A diferença religiosa, cultural, financeira, racial, comportamental, entre outras milhões de diferenças é que faz com que seja necessário o estudo dinâmico e ininterrupto das relações humanas, somente quando o homem se conhecer como homem e conseguir lidas com todas as diferenças é que será possível observar maior harmonia nas relações humanas, nesse sentido, tolerância e respeito acima de qualquer pré-julgamento acerca de todas as culturas e sociedades existentes.