sábado, 28 de fevereiro de 2009

Parabéns pra você!!!




Estácio de Sá quando fundou a cidade do Rio de Janeiro, em 01 de março de 1565 , tinha noção do paraíso que se erguia na terra? O Rio é dança, gente, pele, revolução, política, amor, povo brasileiro...

Rio...

Quando te olho, Rio, esqueço-me de quem sou 
E admiro tua paisagem forte, 
De pesos e nuances tantas 
Que o fôlego adquire um ar de nobre. 
E esses teus mares, montanhas e céu invejáveis, 
Tua Baixada e tua Zona Sul, 
De tropeços tão únicos, 
Que fazem de ti a desarmoniosa escultura 
De um palco alvissareiro e elegante, 
Que se estampa nas prateleiras 
E esconde teus quintais.

Quando te olho, Rio, orgulho-me de tua acolhida.
E dentro deste peito uma coisa cresce certa,
Tal qual um assombro de ternura e vaidade. 
Quando denuncias, de braços abertos, 
Que és casa de boa conduta, tomada em doce canção, 
E percorro tuas Linhas, sejam Amarelas, Verdes ou Vermelhas, 
Que trazem aos visitantes a realidade das favelas. 
Estas mesmas que decoram teus morros 
E que, à noite, transformam-se em aquarelas luminosas. 
E lá, do outro lado, por onde escorrem as Serras, 
Não escondes as maravilhas que a ti pertencem Quando te olho, Rio, retrocedo em muitas infâncias 
E enriqueço-me com tuas glórias e louvores 
Que traçaram muitos rumos escutando teus lamentos 
De Zona Oeste e Zona Norte, que complementam o labirinto 
De onde muitos desconhecem valores ímpares 
Da carioquice resguardada em velados preconceitos 
De sua ruas, travessas, avenidas e estradas 
Lagoas, riachos, florestas e toda a gente carioca 
E nasce a pergunta que explode em tantos gritos: 
"Quem pode te olhar com desdém, 
Quando dois braços abertos 
São os convites à elegância de tuas formas?"

Quando te olho, Rio, esqueço-me de quem sou...

Márcia Ribeiro

********************************************************************************
Quando eu te sinto Rio... Eu renasço!!!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Quanto tempo as pessoas demoram pra perceber que a grande questão é a Consideração?

É uma pena mas não se trata de mais uma das maravilhosas fotos que tirei na cidade mais linda que conheço... E esse também não é mais um post para dar mil elogios ao Rio de Janeiro. Esse post é pra algumas pessoas que conseguem brincar com os sentimentos uma das outras.
Eu não sei o nome desse menino que faz do banco de cimento uma cama, eu não consigo pensar na minha grande imaginação porque a escolha dele teve que ser essa... porque é certo que se ele tivesse escolha estaria numa cama confortável, com uma família de verdade, com a vida que lhe cabe e não como mais um dos milhares moradores de rua desse país.
O intrigante é que o menino poderia estar acordado, pedindo uma ou outra moeda, mas ele seria notado apenas quando tentasse aprontar para de alguma forma conseguir o que comer. O fato é que passamos reto por esse menino e por todos os outros que visualmente nos incomodam, principalmente pela sua pobreza... não é bonito, não é ético passar reto, mas é o que mais fazemos e pior, é o que fazemos melhor... ignorar.
O princípio da ignorância começa nessa coisa simples, mas é daí que aprendemos a ignorar coisas melhores e piores que isso... Por exemplo, pessoas que falam verdades demais que nos magoam, pai e mãe quando estão certos, namorado quando está com ciúme, amiga quando nos avisa que o principe não é principe e por ai vai.
O problema é que esquecemos isso quando conhecemos as pessoas e criamos confiança, na verdade a relação de confiança vem embasada em como essa pessoa se apresenta pra você, cada um vende seu peixe, acho que dá pra entender o significado. Mas é assim que funciona, você conhece uma pessoa, conversa com essa pessoa, cria um laço de respeito, afinidade, confiança e consideração por esse ser humano, e essa pessoa maravilhosa corresponde às suas expectativas e na primeira oportunidade de se dar bem lhe oferece uma grande bofetada, unida a um bom golpe de amizade com desculpas vazias e infundadas, foge porque sabe que errou e ignora porque é difícil demais assumir que é tão canalha quanto os que sacanearam ele mesmo e ainda se assusta com o próprio grau de crueldade.
Após a tormenta, você, ser humano tranquilo e que sempre acredita e confia nas pessoas, passa um bom tempo se esquivando de amizades, amores, se torna uma pessoa cética até que alguém finalmente quebre essa barreira. Essa é sua proteção, trancafiar-se num mundo inexistente de amor e ódio, de lágrimas solitárias e onde só um bom filme da Audrey Hepburn com alguns doces são capazes de curar as feridas abertas que um fulaninho qualquer decidiu jogar sal pra ver o que acontecia, se jorrava sangue ou já estava cicatrizado.
Felizmente ou não, algumas feridas não cicatrizam, algumas lágrimas não param de escorrer e nós que fazemos parte desse mundo de românticos apaixonados temos que aprender a conviver com algumas lágrimas a mais que as outras pessoas não possuem.
Essencialmente tristes, solitários, porque é assim que nos protegemos das pessoas que nos fazem mal, apaixonados pela vida, mesmo depois de tudo de ruim que aconteceu e sempre esperançosos de que o amor nos salvará... porque só o amor salva, só amor nos dá chance de nos salvarmos de nós mesmos, só o amor nos dá a força necessária pra acreditar que vale a pena acordar no outro dia, caso contrário nos mataríamos na primeira tentativa de sermos escutados, amados, desejados e respeitados.
Eu só cansei de me preocupar com o que os outros pensam... poxa, já foi frustrante o suficiente perceber que o que eu penso não importa, já é demais ter que aceitar que tudo que sempre acreditei simplesmente não é assim.... que tal você ter um pouco mais de consideração e deixar que cada um siga da melhor maneira possível, por mais que essa não seja a maneira certa pra você. Para pessoas como eu e meu grupo de sonhadores apaixonados, a consideração e o respeito é o mínimo que mantemos um pelo o outro, por mais que estejamos nadando em raiva e ódio... por isso não gostamos de falar, aliás, por isso não falamos... Nosso silêncio é nosso melhor amigo e nosso amor próprio a nossa proteção pro pior.
Todos tiveram chances de provar que poderia ser diferente, felizmente, existe o livre arbítrio e aprenda, nem todas as palavras precisavam machucar tanto, mas você poderia ter feito diferente.

*************************************************************************************

Agora..... amigo Rádio.... o texto abaixo não é meu, mas precisa ser publicado.

"Eu trabalho com rádios. A maioria de vocês só ouve rádios em casa ou no carro. Se você for um taxista, vai ter batido muitas vezes em um deles, porque ele sempre corta as melhores chamadas, e tem um os dois botões faltando.

Para a maioria de vocês, um rádio é algo que você liga para ouvir, ou falar. E só. Mas se você pensar bem, eles são janelas para o universo.

Como eu cheguei a essa conclusão? Cada vez que eu passava debaixo do umbral da porta da minha sala, qualquer rádio que eu estivesse carregando chiava. Sempre. Foi assim que eu descobri a fiação que passava por dentro da parede, em cima da porta. Fios elétricos geram um campo magnético que interfere nos sinais.

Ligue um rádio e coloque numa frequência de estática. Você sabe o que é essa estática? É a sua lâmpada acesa me casa, o microondas da vizinha, os cabos de energia na rua, os sinais da tv por assinatura e as turbinas dos aviões sobre a sua cabeça. É o vento solar se debatendo contra a alta atmosfera, a agonia dos últimos momentos de uma estrela no espaço, ou o som agourento do plasma girando em torno de um buraco negro.

Ah, sim, claro. Estou exagerando. Não preciso ir tão longe.

Pense na corrente elétrica que passa pela antena e gera uma onda eletromagnética. Essa onda viaja por longas distâncias, até encontrar uma outra antena e gerar uma nova corrente. A onda chegará também ao espaço, e se unirá a todo o zunido eletromagnético que nós lançamos para o cosmos, uma verdadeira bolha se barulho que se expande à velocidade da luz em todas as direções.

Eu penso no rádio como um grito no escuro. Você grita, na esperança de alguém ouvi-lo. Se alguém o ouve, grita de volta. E é assim, entre gritos de pessoas por vezes a centenas de quilômetros de distância que as coisas se acertam.

Ou se você não tiver a disposição para gritar, você pode apenas ouvir os gritos de estranhos.

"O que diferencia isso da internet?". Não sei. Talvez porque os rádios estejam sujeitos a uma gama muito grande de interferências, tudo isso fique parecendo uma grande aventura. Uma grande dose de incerteza cerca cada onda que você emite... será que ela vai chegar do outro lado? Será que o receptor está ligado? Como ele estará me recebendo?

Acredite, cada onda de rádio que chega ao seu destino é uma vencedora. Ela passou por interferências solares, se chocou com outros sinais e escapou por um triz de ser apanhada por aquele maldito duto ionosférico. Tudo isso existe, e está lá pronto para destruir a esperança que o seu sinal carrega.

Pra mim, rádios estão ligados a noites estreladas. Eles sempre me passaram uma triste idéia de luta... luta contra a solidão. Não sei explicar o por quê. 

Tampouco sei porque estou escrevendo isso." 

Sabe qual o nosso problema? 
Agente só não descobriu ainda porque estamos aqui....

domingo, 22 de fevereiro de 2009

A amizade....


Achei linda essa foto, por mais que seja difícil acreditar que amizades verdadeiras existam. Sempre fui aquela pessoa viciada em amigos, com uma ou outra preferida, que sempre sabiam tudo da minha vida e que eu confiava incondicionalmente. É horrível pensar que esse tipo de amizade existe... de certa forma passamos a viver uma vida pela outra e com muitas opiniões de fora, com poucas determinações suas.
Não estou pregando que serei uma pessoa sozinha, completamente fechada no meu mundinho caótico... só é fato que chega determinado ponto que não se não pensarmos sozinhos, enlouquecemos e até vivemos a vida alheia e não a nossa.
Hoje eu não planejo muito... mas esse ano, eu ganhei verdadeiros presentes, acabo a faculdade em junho e não preciso mais me preocupar com o que fazer depois disso, minha mãe vivia querendo me dar mil soluções, sempre extremamente preocupada com o que eu faria... mas parece que o tempo, o Senhor de tudo, resolve qualquer dúvida, qualquer medo, qualquer insegurança...
Cada um que passa em nossa vida nos ensina algo e por mais que uma hora determinadas coisas nos machuque, essas coisas ruins e que nos magoam, precisavam acontecer, uma hora ou outra aconteceriam... é assim que aprendemos a fazer escolhas e nos esquivamos dos caminhos que possivelmente sejam errados... Definitivamente, não acredito em certo e errado, acho que todo mundo perde muito tempo pensando e simplesmente não age... é loucura passar dia, mês e ano esperando estar fazendo o certo... por isso, existe o jeito CERTO, ERRADO e o da JULIE.... que é sempre melhor do que os outros dois....

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Meus olhos...

Meus Olhos

Os olhos que dizem e tudo e nada
Os olhos que alimentam e matam de fome
Os olhos que amedrontam e acalmam
Os olhos que doem na alma
Os olhos que choram a vida
Os olhos que lamentam a morte
Os olhos que se encontram perdidos
Os olhos que te encontram
Os olhos que não enxergam
Os olhos que na rua te atravessam
Os olhos que nas esquinas se perdem
Os olhos que no abismo se encontram
Os olhos do menino bonito
Os olhos daquele olhar perdido
Os olhos que se apaixonam
Os olhos que se arrependem
Os olhos que não mentem
Os olhos que magoam
Os olhos que ignoram
Os olhos de quem ama
Os olhos de quem não liga
Os olhos de quem já não se importa
Os olhos que não são daqui
Os olhos de justiça
Os olhos... pra mim...



segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Uma vida em pedaços.....

Cada vez que estou lá eu sinto que eu não sou daqui
Cada vez que estou lá uma porta se abre, outra se fecha
Cada vez que estou lá eu sinto porque aqui não deveria estar
Cada vez que estou lá tudo se encaixa
Cada vez que estou lá eu me encontro
Cada vez que estou lá eu me afasto mais daqui
Cada vez que estou lá meu sonho se realiza
Cada vez que estou lá o mundo se torna mais feliz
Cada vez que estou lá o sorriso é sincero
Cada vez que estou lá não quero mais voltar
Cada vez que estou lá eu encontro meu rumo
Cada vez que estou lá meu caminho se fecha
Cada vez que estou lá olho pra mim
Cada vez que estou lá... é muito melhor do que estar aqui
************************************************************************************
Uma Vida em Pedaços
Uma vida que está aqui e não queria estar
Uma vida que não pensa, só entende
Uma vida que não vive
Sempre em busca da sobrevivência
Uma vida que amanhece candanga e dorme carioca
Uma vida que sonha, que ri e que chora
Uma vida que não vive
Sempre aguenta
Uma vida em quatro paredes num escritório
Uma vida que atormenta na beira da praia
Uma vida que não vive
Sempre alimenta
Uma vida fechada, mas cúmplice de todas as vontades
Uma vida que se chama felicidade
Uma vida que não vive
Sempre confia
Uma vida com mil regras, mas que ajuda a todos
Uma vida que clama por um pouco de egoísmo
Uma vida que não vive
Sempre acorrenta
Uma vida com lágrimas nos olhos, mas próspera
Uma vida de riscos, mas própria
Uma vida que não vive
Sempre chorosa
Uma vida que não ri, mas é suficiente
Uma vida sem limite e até incoerente
Uma vida que não vive
Sempre respira
Uma vida que não é minha
Uma vida que é um pouco de tudo
Uma vida que não vive
Sempre desiste

domingo, 8 de fevereiro de 2009

O mundo dá voltas e a vida sempre passa por um lugar que você já passou antes...



SONETO DA FIDELIDADE
Vinícius de Morais

De tudo, meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor ( que tive ) :
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A FORÇA DE UM POVO QUE REVOLTADO... SE UNIU CRUZOU FRONTEIRAS "MOVIMENTANDO" MEU BRASIL... VEM O ANSEIO DE ALCANÇAR LIBERDADE...



samba enredo 1990

Acadêmicos do grande rio (rj)


Depois de Cabral
Era preciso o paraíso conquistar
Mas o índio em pé de guerra
Manchou de sangue a terra
Flechando Estácio de Sá
Malandreou e não deixou se escravizar
Era um continente para se explorar
Aproveitar a natureza
Matas Virgens e o rio Carioca
Onde a nação Tamoio
Cultivou sua beleza
Ayimberê morreu no mar
Foi a glória o invasor, ô ô ô ô (bis)
Depois da casa de pedra
O branco cariocou

Dessa mistura de raça
A mulatinha gerou
Propagando esta massa
Com seu jeito gozador
Gente que é otimista, versátil, esportista
Festeira e feliz
Com talento e euforia
E um humor sem igual
Embaixador da alegria
Ensina ao mundo a fazer carnaval

Ah! Meu povo
Somos cariocas da gema do ovo (bis)
É tão feliz se sentir
O dono da festa na Sapucaí

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

"Meu coração guerreiro, É raça, é filho desse chão, Meu canto tem raiz, é brasileiro, É natureza e miscigenação"

PORTELAFoi Um Rio Que Passou em Minha Vida
Paulinho da Viola

Se um dia
Meu coração for consultado
Para saber se andou errado
Será difícil negarMeu coração
Tem mania de amor
Amor não é fácil de achar
A marca dos meus desenganos
Ficou, ficou
Só um amor pode apagar
A marca dos meus desenganos
Ficou, ficou
Só um amor pode apagar...
Porém! Ai porém!
Há um caso diferente
Que marcou num breve tempo
Meu coração para sempre
Era dia de Carnaval
Carregava uma tristeza
Não pensava em novo amor
Quando alguém
Que não me lembro anunciou
Portela, Portela
O samba trazendo alvorada
Meu coração conquistou...
Ah! Minha Portela!
Quando vi você passar
Senti meu coração apressado
Todo o meu corpo tomado
Minha alegria voltar
Não posso definir
Aquele azul
Não era do céu
Nem era do mar
Foi um rio
Que passou em minha vida
E meu coração se deixou levar
Foi um rio
Que passou em minha vida
E meu coração se deixou levar
Foi um rio
Que passou em minha vida
E meu coração se deixou levar!

"Eu sou o Rei da Boemia; Carioca, sou da Lapa, patrimônio cultural; E me banhei de alegria, tiro onda, dou meu jeito; Minha vida é um carnaval”

Semana do Carnaval
ESTAÇÃO PRIMEIRA MANGUEIRA

não deixe o samba morrer

alcione

Eu vou ficar

No meio do povo, espiando
Minha escola
Perdendo ou ganhando
Mais um carnaval
Antes de me despedir
Deixo ao sambista mais novo
O meu pedido final...

Quando eu não puder
Pisar mais na avenida
Quando as minhas pernas
Não puderem agüentar
Levar meu corpo
Junto com meu samba
O meu anel de bamba
Entrego a quem mereça usar...

Eu vou ficar
No meio do povo, espiando
Minha escola
Perdendo ou ganhando
Mais um carnaval
Antes de me despedir
Deixo ao sambista mais novo
O meu pedido final...

Antes de me despedir
Deixo ao sambista mais novo
O meu pedido final...

Não deixe o samba morrer
Não deixe o samba acabar
O morro foi feito de samba
De Samba, prá gente sambar...

Quando eu não puder
Pisar mais na avenida
Quando as minhas pernas
Não puderem agüentar
Levar meu corpo
Junto com meu samba
O meu anel de bamba
Entrego a quem mereça usar...

Eu vou ficar
No meio do povo, espiando
A Mangueira
Perdendo ou ganhando
Mais um carnaval
Antes de me despedir
Deixo ao sambista mais novo
O meu pedido final...

Antes de me despedir
Deixo ao sambista mais novo
O meu pedido final...

Não deixe o samba morrer
Não deixe o samba acabar
O morro foi feito de samba
De Samba, prá gente sambar...

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Esse lugar existe.....

Esse lugar existe... e não fica muito longe daqui.....
Só do outro lado do mundo
Longe o suficiente pra ninguém destruir

Perto o suficiente pra estar no meu coração
É calmo o bastante pra me abrigar
E revolto o quanto eu preciso do mar...

É triste como todos precisam
Ele me faz rir e chorar...
Ele me faz deitar e rolar...

Não é o sonho e nem o paraíso
É só o meu lugar, meu canto meu rumo...
Não é mundo, nem fundo...

É meu porto seguro
É meu céu e inferno
É o que me faz pensar

É meu bem e mal...
Meu refúgio da solidão
Meu caos

Meu santuário, meu respeito
Meu imaginário...
Meu poeta iluminado

Meu carma... Meu tudo... Meu nada