sábado, 28 de fevereiro de 2009

Parabéns pra você!!!




Estácio de Sá quando fundou a cidade do Rio de Janeiro, em 01 de março de 1565 , tinha noção do paraíso que se erguia na terra? O Rio é dança, gente, pele, revolução, política, amor, povo brasileiro...

Rio...

Quando te olho, Rio, esqueço-me de quem sou 
E admiro tua paisagem forte, 
De pesos e nuances tantas 
Que o fôlego adquire um ar de nobre. 
E esses teus mares, montanhas e céu invejáveis, 
Tua Baixada e tua Zona Sul, 
De tropeços tão únicos, 
Que fazem de ti a desarmoniosa escultura 
De um palco alvissareiro e elegante, 
Que se estampa nas prateleiras 
E esconde teus quintais.

Quando te olho, Rio, orgulho-me de tua acolhida.
E dentro deste peito uma coisa cresce certa,
Tal qual um assombro de ternura e vaidade. 
Quando denuncias, de braços abertos, 
Que és casa de boa conduta, tomada em doce canção, 
E percorro tuas Linhas, sejam Amarelas, Verdes ou Vermelhas, 
Que trazem aos visitantes a realidade das favelas. 
Estas mesmas que decoram teus morros 
E que, à noite, transformam-se em aquarelas luminosas. 
E lá, do outro lado, por onde escorrem as Serras, 
Não escondes as maravilhas que a ti pertencem Quando te olho, Rio, retrocedo em muitas infâncias 
E enriqueço-me com tuas glórias e louvores 
Que traçaram muitos rumos escutando teus lamentos 
De Zona Oeste e Zona Norte, que complementam o labirinto 
De onde muitos desconhecem valores ímpares 
Da carioquice resguardada em velados preconceitos 
De sua ruas, travessas, avenidas e estradas 
Lagoas, riachos, florestas e toda a gente carioca 
E nasce a pergunta que explode em tantos gritos: 
"Quem pode te olhar com desdém, 
Quando dois braços abertos 
São os convites à elegância de tuas formas?"

Quando te olho, Rio, esqueço-me de quem sou...

Márcia Ribeiro

********************************************************************************
Quando eu te sinto Rio... Eu renasço!!!

Nenhum comentário: